Acabamentos


Tipos de papel

Todos os papéis são da empresa alemã Hahnemühle, que produz papéis especiais com excelência desde 1584.

Canvas – Se assemelha a uma tela de pintura. É mais indicado para áreas com muita luminosidade ou sujeitas à ação da maresia. As fotografias impressas neste material recebem um verniz protetor para garantir ainda mais integridade ao material.

Papel Alfa celulósico – Opção para impressão de fotografias que não requerem tanta textura do papel. São papéis com a mesma formulação ou aparência de papéis consagrados para técnicas artísticas convencionais como aquarela, grafite ou gravura.

Papel algodão – São feitos com 100% de fibras de algodão, geralmente apresentando uma textura suave e agradável. Indicados para fotografias que pedem mais fidelidade na reprodução de texturas. Ofereço duas opções:

  • PhotoRag: opção mais clássica, que reproduz muito bem uma ampla variedade de fotografias
  • Baryta: usa uma fina camada de sulfato de bário, chamada Baryta, para aumentar a reflexividade da imagem e limitar a penetração da emulsão fotográfica nas fibras fazendo com que ela fique mais uniforme. Fotografias em preto e branco ficam particularmente lindas neste papel, com ampla gama de cinzas. Também gosto de usar para fotografias que possuem mais reflexos ou noturnas

Metacrilato: Técnica que valoriza muito fotografias com cores marcantes. A impressão é feita em papel algodão, que é aplicada em painel de metacrilato rígido e transparente de 4mm. É considerado um dos polímeros (fibra sintética) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua leveza e alta resistência. Por fim, é aplicada a terceira camada, um adesivo óptico 100% transparente de alta performance. Muito indicado para quem curte uma pegada mais moderna na decoração, pois o efeito final é muito impactante, dada a ausência de moldura.

Molduras

Minhas molduras são produzidas por uma molduraria com mais de 40 anos de experiência no mercado de arte. A empresa é responsável pela montagem de quadros para as mais importantes exposições de arte brasileiras. O processo de montagem segue os mais rígidos padrões de qualidade. Os quadros são embalados em caixas de madeira criadas especificamente para o transporte das obras.

A preservação da obra é garantida pela combinação de uma moldura de qualidade, vidro, passe-partout e foam board, conforme mostra a figura abaixo:

 

Materiais utilizados para preservar a obra

Moldura: recomendada para as impressões neste tipo de papel, pois ajudam a proteger a obra.

Vidro: também contribui para a preservação da obra.

Passe Partout: o espaço criado pelo passe partout evita que a umidade seja transferida para a obra. O material tem PH neutro, é livre de ácido e diminui o envelhecimento e amarelamento da obra, além de conferir um acabamento diferenciado. Sua utilização é opcional.

Cartão barreira: para conferir mais proteção à obra, evitando transmissão de umidade

Foam-board: cartão de conservação indicado para fundos de obras de arte. Possui tratamento contra fungos e bactérias e acompanha todas as obras enquadradas.

Vidro

Ofereço três tipos de vidros:

Comum: indicado para grande parte das obras. Ambientes em que o quadro será iluminado com luz direcionada aceitam bem o vidro comum, evitanto muitos reflexos

Matt Glass: vidro fosco comum. Indicado para ambientes com maior incidência de luz natural, evitando muitos reflexos. O contraponto é que possuí uma textura um pouco leitosa, sacrificando um pouco da nitidez da imagem. Funciona bem com fotografias que não requerem tanta percepção da nitidez.

Art Shield: O vidro museum ArtShield® foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades especiais de obras de arte. A tecnologia do vidro Artshield® reflete apenas 0,5 % da luz, o que permite máxima nitidez, pois a quantidade de luz refletida é a responsável pelos reflexos. Além disso, este vidro não permite a absorção da radiação, protegendo as obras dos danos causados pela luz. É amplamente utilizado pelos principais museus do mundo. Possuí um custo mais elevado.